Nova enxurrada. Agrolândia vai atualizar decreto de Situação de Emergência

26 Fevereiro 2016 17:29:31

Em pouco tempo em Agrolândia, Braço do Trombudo e Pouso Redondo choveu o equivalente ao mês inteiro, na noite desta quinta-feira 25. Agricultura, comércio, estradas e pontes foram atingidos e os municípios ainda contabilizam os prejuízos

Agrolândia 3.jpg
1

Agrolândia

Foram intensas as chuvas que atingiram Agrolândia, na noite da quinta-feira 25, com alagamentos de ruas e residências. As maiores perdas foram registradas em Pitangueiras, com o transbordamento rápido do riacho que corta a localidade, quase todas as casas foram atingidas e, em algumas a água chegou a meio metro em seu interior, destruindo eletrodomésticos e outros bens. Apenas um agricultor teve prejuízos de mais de R$ 50 mil, com fumo que estava armazenado em galpão e com peixes prontos para a despesca. Mesmo, casas distantes a mais de cem metros do rio foram atingidas. Um bazar, da Dona Neusa, todo o estoque de inverno, que seria posto à venda, foi perdido.

De acordo com informações do prefeito José Constante, pelo menos 80 por cento do município de Agrolândia foi prejudicado pela enxurrada. Levantamentos na manhã desta sexta-feira indicavam das destruição de 16 pontes, diversas galerias, perdas em dois centros de educação que, pela rapidez do alagamento, não deu para retirar nada (bairros Siegel e São João). Além de Pitangueiras, os danos foram maiores, nas ruas São João, Primeiro de Maio e Três Barras.

Agrolândia decretou situação de emergência em 2015, segundo o prefeito Constante, este decreto ainda está em vigor, resta atualizar o relatório apresentado para agilizar a liberação de recursos pela Defesa Civil Estadual e Federal.

Braço do Trombudo

Em Braço do Trombudo choveu mais de 105 mm, em 15 minutos. Quarenta por cento das residência e comércio da região central da cidade sofreu alagamento. Três pontes foram destruídas, estradas danificadas e o prefeito Charles Rafael Schwambach deverá decretar Situação de Emergência.

O rio Trombudo subiu rapidamente e alagou arrozais e milharais às suas margens, a SC 281 - Trombudo Central/Braço do Trombudo, teve pontos de alagamento.

Em Braço do Trombudo, os maiores prejuízos, foram com a Escola Adolfo Böving, no centro, 100% atingida pela enxurrada e o ginásio Municipal de Esportes. Nesta quinta-feira 25, na hora da aula, alunos foram retirados rapidamente do local com água já na cintura, com auxílio dos Bombeiros. Segundo o diretor, mais de um metro de água atingiu a escola destruindo carteiras, cadeiras e outros objetos. O prejuízo total ainda não foi levantado.

Na manhã desta sexta-feira, bombeiros voluntários, alunos, professores, funcionários da escola e do setor de Obras da prefeitura faziam a limpeza no local. Com a ajuda de uma patrola, funcionários da prefeitura e populares removiam a lama das ruas atingidas. O Ginásio Municipal de Esportes, onde acontecia mais uma rodada da Copa Integração, foi invadido pelas águas e lama.

Prefeitura, moradores, agricultores e o comércio local contabilizam os prejuízos. Além dos alagamentos ocorreu desabamentos de muros, quedas de barreiras. Sete famílias foram desalojadas.

Pouso Redondo

Em pouco mais de meia hora choveu 80mm, em Pouso Redondo. Estradas foram danificadas, pontes e pontilhões arrancados, animais levados pelas águas e muitos moradores prejudicados. As localidade de Santa Rita e São Miguel, ao meio dia desta sexta-feira, permaneciam isoladas. O transporte escolar foi interrompido. De acordo com a prefeita Nair Goulart, os maiores prejuízos são do setor agrícola, principalmente com o fumo, que se encontrava em galpões à espera da comercialização. “Neste momento contabilizamos os prejuízos e estamos dando apoio às famílias. A medida do possível, vamos recuperar o nosso município”, coloca a prefeita Nair.

FOTOS: AI/PMA
Enxurrada em Agrolândia
Estradas danificadas
Casas, unidades educacionais e empresas atingidas

Foto: Raquel Baade/ Especial PORTAL DIÁRIO ALTO VALE
- Escola Adolfo Böving, Braço do Trombudo, 100% atingida

Imagens

Agrolândia 1.jpg

Agrolândia 1.jpg
1

Agrolândia 3.jpg

Agrolândia 3.jpg
1

Agrolândia 2.jpg

Agrolândia 2.jpg
1

Agrolândia.jpg

Agrolândia.jpg
1

Agrolândia 4.jpg

Agrolândia 4.jpg
1
3192718256.png
3729519686.jpg
Capturar.PNG

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal O Riossulense