Estão abertas as inscrições para o concurso público do TRE-SC

18 Novembro 2013 14:09:54

As inscrições para a realização das provas para o concurso público do TRE-SC tiveram início nesta segunda-feira (11). Na sexta-feira (1º) foi publicado o edital com as regras do concurso público para as carreiras de analista e técnico judiciário da Justiça Eleitoral catarinense.

O edital prevê a realização de provas para cinco especialidades: Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado – Arquivologia, Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado – Análise de Sistemas, Técnico Judiciário – Área Administrativa, e Técnico Judiciário – Área de Apoio Especializado – Programação de Sistemas.

 

A presidente da Comissão de Concurso Público 2013, Sônia Campos, explica que atualmente existe apenas uma vaga em aberto, para o cargo de analista judiciário da área de arquivologia. Para os demais cargos o concurso público servirá para formação de cadastro de reserva, o que garante aos aprovados o direito de serem chamados caso surjam vagas durante o prazo de validade do concurso. “O concurso público terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de publicação do Edital de Homologação do seu resultado final”, esclareceu Sônia.

 

Com relação ao edital, Sônia Campos também apontou existirem algumas mudanças em comparação com os concursos públicos passados. “A Resolução TSE n. 23.391, de 16.5.2013, que fixou as normas gerais para a realização de concurso público na Justiça Eleitoral, alterou, por exemplo, os critérios de desempate, eliminando uma das formas até então utilizadas, que era conferir prioridade aos candidatos que já eram servidores públicos.

Agora temos a idade para aqueles que se enquadram no estatuto do idoso (que não se confunde com o critério da maior idade), a maior pontuação na prova de conhecimentos específicos, entre outros. Importante salientar que a resolução citada só foi publicada no Diário da Justiça eletrônico de 11.9.2013, quando a licitação para escolha da empresa organizadora já estava na fase final, motivo pelo qual não foi possível adotar todas as alterações nela previstas.”

 


Inscrição e Provas

Os interessados em participar das provas devem providenciar sua inscrição no período de 11 a 25 de novembro. A taxa é de R$ 80,00 para os cargos de analista judiciário, e R$ 60,00 para os cargos de técnico judiciário e o candidato deverá optar por realizar a prova nos municípios de Florianópolis, Lages, Chapecó, Tubarão ou Joinville.As provas acontecerão dia 19 de janeiro de 2014, sendo que para os analistas, terá duração de 5h (13h às 18h), e para os técnicos, de 4h (13h às 17h).

 

“A prova para os cargos de analista judiciário será dividida em duas etapas: objetiva, com conhecimentos básicos e específicos, e discursiva, com duas questões. Para os cargos de técnico judiciário a prova consistirá somente de questões objetivas, com conhecimentos básicos e específicos. Por isso a prova dos analistas terá duração de uma hora a mais”, explica Sônia.

 

Empresa responsável pelo concurso público
A empresa vencedora da licitação para este concurso público é a CONSULTEC Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda., e está localizada em Salvador (Bahia). “Os candidatos poderão esclarecer suas dúvidas pelo e-mail concursotresc@consultec.com.br, pelo site www.consultec.com.br, ou pelo telefone (71) 3273-4302, no horário das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira”, salientou Sônia.


Concursos públicos anteriores


Em 2005 o concurso público para o TRE-SC teve 47 mil inscrições, para 200 vagas. O elevado número de vagas, à época, ocorreu por causa da criação dos cargos de primeiro grau da Justiça Eleitoral, nas zonas eleitorais.
Em 2008, 2.028 candidatos se inscreveram para o cargo de Programador de Sistemas. Já em 2009, foram 33.106 inscritos para analista e técnico judiciários, mas este concurso foi anulado pelo CNJ. Em 2011, 23.277 candidatos se inscreveram para concorrer a 11 vagas.
 

3192718256.png
3729519686.jpg
Capturar.PNG

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal O Riossulense