Trilha ecológica da Epagri em Itajaí reabre para visitantes

01 Outubro 2016 12:07:47

A trilha ecológica que fica dentro da Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) já está reaberta e pronta para receber grupos de visitantes. Nos dias 27 e 28 de setembro a Empresa capacitou as primeiras 15 pessoas, entre funcionários seus, da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) e da Gerência Regional de Educação, que vão atuar como guias da trilha.

A trilha tem 1,3Km de extensão e conta com 28 bases temáticas e de recuperação da mata ciliar. Essas bases servem como modelos de experiências bem-sucedidas de preservação e recuperação ambiental, como compostagem, plantas colonizadoras, ilha de bromélias, poleiro artificial, túnel sensorial, biodecompositor, fogão solar, captação de água da chuva, entre outros. Assim, a trilha se torna uma bela inciativa de educação ambiental e uma multiplicadora de práticas já testadas e aprovadas.

O espaço pode receber grupos de até 30 pessoas por vez, bastando para isso um agendamento prévio. “Buscamos transpor para a trilha o que achamos interessante para todas as idades”, explica Alexandre Visconti, coordenador do Projeto Flora Catarinense da Epagri e um dos responsáveis pela ação. O percurso é percorrido em cerca de 1h30min e os visitantes devem ir equipados com chapéu, protetor solar, repelente, calçado fechado e água.

Os agendamentos podem ser feitos diretamente na EEI, com Pedro Paulo Fantini, pelo número (47) 3341-5244 ou em qualquer Escritório Municipal da Epagri. As condições do tempo são determinantes para a realização ou não da atividade.

A trilha ecológica da EEI foi inaugurada em maio de 2014, mas algumas intercorrências, como uma enchente e a duplicação de uma rodovia próxima, forçaram seu fechamento temporário. A reabertura do espaço faz parte de um esforço da Epagri para se aproximar ainda mais dos catarinenses em relação a questões de educação ambiental.

A inauguração do Parque Jardim Botânico de Florianópolis, realizada no dia 24 de setembro em parceria com a prefeitura local, é outra ação que exemplifica o apoio da Epagri à educação ambiental. “Outras unidades da Empresa já começaram a estudar formas de aderir à iniciativa, com a criação de espaços semelhantes ao da EEI”, explica Janaina Corrêa, coordenador de Extensão do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Empresa.

Serviço:

·         Visitas à trilha ecológica da Estação Experimental da Epagri em Itajaí;

·         Agendamentos com Pedro Paulo Fantini, pelo número (47) 3341-5244 ou em qualquer Escritório Municipal da Epagri;

·         Mais informações com Alexandre Visconti, pelo fone (47) 3398-6300.

3192718256.png
3729519686.jpg
Capturar.PNG

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal O Riossulense