Vidal Ramos: Fumantes largam vício após receber orientação da equipe de saúde

02 Dezembro 2015 19:49:27

Do grupo com 12 participantes, oito pararam de fumar antes de finalizar o Programa Respirar Saúde

12241307_695411843928139_2650447080447668592_n.jpg
1

“Parar sozinha é complicado”, disse a participante Karina Back ao interromper o uso do cigarro há menos de um mês. Ela encontrou apoio no Programa Respirar Saúde. implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vidal Ramos para largar o vício. “O grupo foi essencial e deu total apoio neste sentido”, pontuou ela que, ao lado de outras sete pessoas, deixaram de fumar antes mesmo do encerramento do programa com cinco encontros.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde os dados são extremamente positivos. Os participantes que não largaram o vício reduziram em até 60% o consumo. “E a tendência é termos ainda mais participantes que possam abandonar de vez o cigarro. Para isso disponibilizamos medicamentos para quem necessita e, distribuídos kits com canela e cravos, que auxiliam na desintoxicação”, explica otimista a secretária, Adriana Barni Boing.

O grupo composto por 12 pessoas finalizou a primeira edição do Programa Respirando Saúde, tratamento gratuito a quem deseja parar de fumar, dia 25 de novembro. E os benefícios já são visíveis. “Até meus filhos perceberam a melhora”, destaca Karina. Porém a continuidade ao processo é fundamental. “É importante salientar que cada um deve continuar o tratamento, pois ele só terá eficácia se for levado até o final”, comenta a secretária.

A Secretaria de Saúde em breve deve divulgar o calendário dos programas a serem executados em 2016. Um novo grupo Antitabagismo será formado. O objetivo é atender o mais rápido possível as 150 pessoas que estão na fila de espera. “O trabalho do programa consiste em levar qualidade de vida ao cidadão e fazer com que ele abandone este hábito que é maléfico à saúde. Com essa população toda na fila de espera compreendemos que a população está disposta a largar o cigarro”, finaliza Adriana.

O programa é coordenado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) composta pela psicóloga Rafaela Simiano, enfermeira Raquel Rodhem Kreusch e pela médica Odalis Medel Aviles.

3192718256.png
3729519686.jpg
Capturar.PNG

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal O Riossulense