23ª Festa Nacional da Cebola tem Rainha e princesas

15 Janeiro 2016 00:06:30

Vitória Regina Ferreira é a Rainha. Anúncio ocorreu durante o lançamento da Festa

Rainha Festa Cebola 1.jpg
Foto: Aurio Gislon
Rainha Vitória e princesas Brenda e Jaqueline, representantes da 23ª Festa Nacional da Cebola

O prefeito de Ituporanga, Arno Zimmermann, delegou a um grupo de empresários e profissionais de diversas áreas, a organização da 23ª Festa Nacional da Cebola, que vai acontecer de 7 a 10 de abril. A comissão organizadora é presidida pelo empresário Geison Kurtz.

O lançamento oficial ocorreu na noite de quinta-feira 14, na sede campestre da CDL. Na ocasião à imprensa e convidados foram anunciadas a Rainha e princesas da 23ª edição da Festa Nacional da Cebola. A Rainha é Vitória Regina Ferreira. Vitória vai reinar por dois anos ao lado das princesas Brenda Evelin Schoereder e Jaqueline Borba Rosar.

As atrações artísticas da Festa também foram apresentadas. Entre elas Zezé di Camargo & Luciano, Fernando e Sorocaba, Banda Malta e Milionário e Marciano.

A comissão organizadora garante que vai ser uma festa gerenciada com transparência, quase tudo online, por meio de um site interativo, onde o público vai comprar desde ingressos a camarotes.

O prefeito Arno encerrou o evento dizendo que a Festa Nacional da Cebola já é um patrimônio do Alto Vale, porque extrapola os limites do município de Ituporanga.

Um pouco da história da Festa Nacional da Cebola

A Festa da Cebola surgiu diante da necessidade de divulgar a hortaliça e mostrar sua qualidade para todo o Brasil, procurando fomentar sua comercialização. A primeira edição do evento foi realizada em 1981, com o nome de EXPOCACE (Exposição Catarinense de Cebola), nas dependências da Igreja Matriz Santo Estevão. Nos três anos seguintes, as edições ocorreram no pavilhão João Carlos Thiesen, no Centro do município.

Em 1984, por meio de Ato Oficial do Ministério da Agricultura e Abastecimento, a EXPOCACE passou a ser EXPONACE (Exposição Nacional de Cebola), de catarinense passou a ser nacional. Em 1985 foi construído o Parque Nacional da Cebola, na Localidade de Cerro Negro que até hoje é o local principal do evento, uma estrutura completa, ampla e organizada, com uma área de 265 mil m² e 20 mil m² de área construída.

Entre os anos de 1986 e 2014 foram realizadas 22 edições. Além de divulgar a qualidade do produto produzido na região, as novas alternativas e tecnologias para produção de cebola, o evento proporciona a integração dos municípios da região do Alto Vale do Itajaí, com uma população estimada de 320 mil habitantes, e atrai visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul.

Imagens

Rainha Festa Cebola 1.jpg

Rainha Festa Cebola 1.jpg
Foto: Aurio Gislon
Rainha Vitória e princesas Brenda e Jaqueline, representantes da 23ª Festa Nacional da Cebola
3192718256.png
3729519686.jpg
Capturar.PNG

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal O Riossulense