Celesc celebra 60 anos de história

08 Dezembro 2015 10:15:23

No dia 9 de dezembro, as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) celebram 60 anos de fundação.

O aniversário da distribuidora catarinense será comemorado com o lançamento do livro Histórias de Luz, em solenidade realizada a partir das 10h desta quarta-feira na sede da empresa, em Florianópolis.
 
Escrita pelos ex-empregados Luiz Césare Vieira e Paulo Sá Brito, a obra comemorativa reúne relatos sobre acontecimentos históricos, desde a origem da instalação da energia elétrica em Santa Catarina até os dias atuais.
 
“A ideia do livro foi a de dar voz aos precurso­res – empreendedores e trabalhadores – que estiveram presentes naqueles atos pre­liminares, nos inícios da vida da Celesc ou das empresas que foram incorporadas”, contam os autores.
 
Muitos dos precursores que compartilharam suas histórias estarão presentes na cerimônia, junto a empregados da ativa e aposentados, diretores e ex-diretores da companhia, além de autoridades locais.
 
Passado e presente
 
A história da Celesc começou a ser escrita a partir da assinatura do decreto estadual no 22, pelo governador Irineu Bornhausen, em 9 de dezembro de 1955. Sua missão era integrar o abastecimento de eletricidade em Santa Catarina, que era feito até então por sistemas isolados, oferecendo infraestrutura adequada aos novos investimentos que surgiam à época.
 
Passadas seis décadas, a Celesc mantém hoje um sistema elétrico robusto, formado por 16 pontos de conexão com o Sistema Interligado Nacional; 161 subestações e quase 165 mil km de redes; mais de um 1,6 milhão de postes e 167 mil transformadores.
 
A estrutura desse sistema distribui energia elétrica a mais de três milhões de unidades consumidoras em 264 municípios catarinenses e no município de Rio Negro, no Paraná.
 
“A empresa chega ao novo milênio com uma história de muitas conquistas. Construiu uma imagem de reconhecida competência em sua área de atuação, tornando-se uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, com destaque em âmbito nacional e internacional, principalmente pela qualidade de seus serviços”, destaca o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.
 
Sessenta anos de história
 
Na época em que a Celesc foi fundada, a escuridão era comum para a maioria dos catarinenses. O rádio à válvula ainda era o que se tinha de mais moderno em meio de comunicação e, mesmo os brasileiros que desfrutavam de energia, sofriam com os constantes racionamentos.
 
A princípio, nos anos 60, a Celesc funcionou mais como um órgão de planejamento do sistema elétrico estadual. Depois, assumiu o papel de holding e começou a incorporar, gradativamente, o patrimônio das antigas empresas regionais. Foi assim que a empresa começou seu ciclo de expansão.
 
Já são daquela década as primeiras usinas hidrelétricas que compõem hoje seu parque de geração própria e, de forma gradativa, a empresa foi construindo o sistema elétrico que hoje integra energeticamente todas as regiões do estado, dos grandes centros urbanos às mais distantes localidades na área rural.
 
Em 1980, a Celesc atingiu a marca histórica de meio milhão de clientes. Na década de 90, a Celesc já se firmara como uma das maiores e melhores empresas distribuidoras de energia elétrica do país.
 
Ainda no final da década de 90, a Celesc começou o processo de participação societária em outras empresas de infraestrutura, como acionista minoritária. São daquela época as participações na Empresa Catarinense de Transmissão de Energia (ECTE), Dona Francisca Energética S.A. (DFESA), Companhia de Água e Saneamento (CASAN).
 
A marca de dois milhões de clientes foi alcançada em novembro de 2004.
 
Marcos dos dias atuais:
 
- Adoção de novas tecnologias: a empresa realiza investimentos na automação do controle do Sistema; na medição inteligente de energia; na integração das fontes de energia renováveis; na redução das faltas de energia e recomposição mais rápida; na eficiência energética e comercial; na expansão do parque de geração própria; na capacitação e segurança do corpo funcional formado por, hoje, por 3.200 empregados.
 
- a empresa investe em projetos de eficiência energética que priorizam a conscientização da sociedade para a causa da sustentabilidade e preservação do meio ambiente e seus projetos na área estão focados em diversos segmentos, com destaque para projetos em benefício de famílias Baixa Renda, para o setor industrial e residencial e para Instituições Filantrópicas.
 
- Por este mesmo caminho, a Celesc faz crescer cada vez mais seu desempenho na área social, desenvolvendo projetos que estimulam a participação de seus empregados de forma voluntariosa, promovendo ações de cidadania em todas as regiões catarinenses.
 
Assessoria de Comunicação - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. - Celesc
 

3192718256.png
3729519686.jpg
Capturar.PNG

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal O Riossulense